Que dia IN-CRÍ-VEL!

Por Marina Giustino

Olá!! Vou tentar contar aqui para vocês como foi!!

Os preparativos para o desfile começaram desde cedo. Às 10:00h da manhã já estávamos lá preparando as roupas, decidindo a ordem dos looks e as modelos que iriam usar cada roupa. Depois chegaram as meninas para fazer o cabelo. Algumas delas já tinham feito no dia anterior, porque todos os cabelos foram trançados por trançadeiras especializadas em cabelos afro, portanto, era um trabalho demorado de se fazer. Depois partiram para a maquiagem. Conforme as meninas iam ficando prontas, nós experimentávamos as roupas nelas e decidíamos se teriam que sofrer algum ajuste. Escolhemos duas delas para participarem de um ensaio fotográfico do lado de fora…Achávamos que não ia nem dar tempo de nos prepararmos. Mas deu sim! A Fernanda ainda conseguiu trançar todo o cabelo dela e ainda fomos maquiadas por profissionais da Natura (ui). Bom, isso tudo demorou um bocado…Quando fomos ver, já era cinco horas da tarde!

Desde manhã, rolava um boato de que a Madonna estaria lá fazendo não sei o que com o Governador. Isso causou uma euforia geral. Hahaha Por volta de seis da tarde, televisões e fotógrafos chegaram ao Santa Marta, obviamente por causa da Madonna e não por causa do evento, que já estava acontecendo a todo vapor na Praça Corumbá com workshops do AfroReggae e da Natura. Aquilo que inicialmente era um boato, se concretizou, Madonna estava lá e tinha ido assistir com Sérgio Cabral uma apresentação de dança de uma ONG ou de um projeto, não sei exatamente. Ficou decidido que 4 meninas que iriam desfilar e que são do Santa Marta, iriam entregar um presente à Madonna vestidas cada uma com um look diferente, dos estilistas. Mas na hora foi uma grande confusão, muita gente aglomerada, muitos seguranças. Foi impossível. Não creio que ela não tenha recebido o presente por má fé, mas era praticamente impossível chegar perto dela naquelas condições. Entretanto, a presença de Madonna ali, não contribuiu em nada para o evento. Pois logo depois que a cantora foi embora, TVs e fotógrafos foram junto. Uma pena, porque perderam a oportunidade de prestigiar um evento maravilhoso que tinha o propósito de levar arte e beleza para a comunidade e ainda contava com a participação dos próprios moradores de lá.

Mas enfim…Voltando aos preparativos para o desfile. Já estava quase na hora quando Madonna se foi. E a ansiedade era tanta que não conseguíamos ficar paradas em um lugar. Andávamos pra lá e pra cá. As meninas que iam desfilar então, não paravam de gritar e falar, de tanta ansiedade! É engraçado ver a forma como cada um lida com o nervosismo. Tem gente que não para de comer, tem gente não para de falar, tem gente que chora e tem gente que anda pra lá e pra cá! hahaha Então chegou a tão esperada hora!!! Já estavam acontecendo algumas apresentações no palco, com grupos de dança e de Hip-Hop. Nosso desfile seria o último. Estávamos muito nervosas, pois algumas das modelos desfilariam antes, em outro desfile. Portanto a correria no camarim improvisado perto da praça era frenética! Assim que acabou o desfile de acessórios das meninas da Oficina de Retalhos Carioca com a Essencially, corremos para preparar as modelos. Ainda bem que deu tudo certo! Todo mundo se ajudou na hora. O desfile foi IN-CRÍ-VEL! As meninas estavam demais, muito lindas! A trilha sonora foi “Balança a Pema”, do Jorge Ben Jor, na versão da Bebel Gilberto. A platéia ficou empolgada com a música! Hahaha Depois de todas as modelos desfilarem, entramos no final para agradecer. Logo depois, aconteceu uma homenagem a Ana Paula, a professora que treinou todas as meninas. Foi emocionante. E uma salva de palmas para Fernanda, que idealizou todo aquele evento incrível! Incrível mesmo como uma simples idéia num papel e uma grande força de vontade podem virar tudo aquilo!

Sem dúvidas, foi uma grande experiência pra mim e pra Fernanda, não só de vida como também na área de Moda. Aprendemos muito com tudo e com todos! Foram apenas dois meses para pesquisar e fazer a coleção. Ganhamos os tecidos da Werner e tivemos que trabalhar e criar em cima do que já tínhamos em mãos. O que mais tivemos dificuldade foi em relação a idealização de uma peça e sua confecção. Nem tudo o que imaginamos no papel pôde ser feito e nem tudo o que imaginamos ficou como queríamos. A partir disso, tivemos que usar ainda mais a criatividade e a improvisação. Mas serviu de experiência para os próximos eventos. Das próximas vezes, temos que preparar tudo, com muito mais antecedência. E esperamos que nos próximos ” Santa Marta Abraça Zumbi ” sejam agregadas muito mais pessoas e novos estilistas!! Que o evento possa crescer ainda mais!

Agradecemos a todos que participaram de alguma forma, seja do evento, seja dando apoio moral, como família e amigos. E obrigada a todos que compareceram!

Algumas fotos do desfile:

coleção

coleção

coleção

 

coleção

coleção

 

 

 

 

 

coleção

coleção

coleção 

coleção

coleção

 

coleção

coleção

 

E dia 6 de dezembro tem mais…Depois eu conto melhor pra vocês! ;]

Anúncios

3 respostas em “Que dia IN-CRÍ-VEL!

  1. QUEM PERDEU FORAM ELES… QUE NÃO SABEM O VERDADEIRO VALOR DO NOSSO TRABALHO.
    Então Marina…eu já tinha uma opinão formada a respeito do aparato e da recepção de chefe de estado que a madona recebeu em nossa cidade Maravilhosa . Realmente é estarecedor a distorção de valores . Só aqui mesmo no Brasil uma cidade, Governador, Prefeito e toda sua corte ,televisão jornalista,param tudo para acompanhar e receber madona, que pasmem veio ao Brasil buscar verbas para sua “ONG”gente será que eu estou louca… será que eu estou errada em achar essa situação um absurdo??? Pois é ela levou muitos dolares, enquanto isso eu e algumas amigas juntamos migalhas dos nossos bolsos para atender algumas crianças que nascem e crescem nas rua de Botafogo.
    Parabéns a você e sua Equipe pelo Lindo Trabalho.
    Alice

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s